Menu

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O Jovem Rico


"E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.
E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se?
E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.
Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos?
E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.
Porém, muitos primeiros serão os derradeiros, e muitos derradeiros serão os primeiros" Mateus 19:16-30


Resumo: Mt 19:22a) - E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste. Vemos aqui a parábola do Jovem rico, um moço bom, dedicado, religioso e que buscava saber a Vontade de DEUS em toda a sua, provavelmente curta, trajetória de vida até o dia que encontrou com a Verdade. Aquele coração professava desejar encontrar a Verdade, desejar descobrir qual era a Vontade de DEUS e qual era O Caminho para O Céu, mas no exato momento que encontrou com a Resposta de toda uma vida, ele simplesmente se entristeceu e encerrou-se sua busca. Porque a resposta de Jesus não se encaixou nas suas conveniências. E embora dissesse que estava buscando, ele já tinha “na ponta da língua a resposta que queria ouvir”. Ele não estava preparado para a Resposta de DEUS, exatamente porque DEUS tem planos maiores e mais excelentes que os nossos. Quantas vezes nos portamos assim, oramos, sofremos e nos angustiamos, e quando nos deparamos com o que DEUS prepara para nós, tamanha é nossa despreparação, ingratidão, indiferença, que parece que nos esquecemos do quanto pedimos para Ele nos iluminar, o quanto pedimos as pessoas para orar, o quanto ansiamos pela Resposta de DEUS, e agora, diante dela, descobrimos que não era bem o que esperávamos. Deus sempre sabe o que é melhor para nós, e se isto não basta para o nosso coração enganoso e insatisfeito é o nosso coração que precisa mudar, pois DEUS não mudará, a resposta dEle é uma resposta para a Vida Eterna, então não podemos presumir que será humanamente conveniente, mas temos de ter confiança para saber que é sempre o melhor para nós. Prepare o seu coração, DEUS tem o melhor para você, mas não rejeite a proposta de dEle, pois ainda que não nos seja a mais conveniente, será a mais feliz e acertada, com certeza. Alguém já disse que a oração não é para que seja feita a nossa vontade no Céu, mas a Vontade de DEUS na terra.

Um comentário:

  1. Onde está o teu coração, ali está o teu tesouro. Servir significa ir contra o nosso querer. Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir