Menu

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

“Alguém” vai dormir e acorda (Mc 4,26-29)


O amor de Deus para comigo é muito especial, também contigo. Sua manifestação é tão discreta e tão simples.
Que nos surpreende. O Seu Reino é maravilhoso. Sentir e viver a salvação que Deus nos oferece é
penetrarmos seu mistério de amor, é nos cuidarmos e cuidar da vida dos outros. “O Reino de Deus é como
quando alguém que espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai
germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. A terra, por si mesma produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”. (Mc 4,26-29) A exemplo de “alguém” que semeia, e vai dormir e acorda, assim somos todos nós. Cada pessoa já semeou muito nesta Terra, independente da idade e da experiência. Maravilhoso é saber que esse processo conta com nossa colaboração em semearmos nossos dons, talentos e especialmente a vida. Deus é quem faz crescer aquilo que semeamos e a gente não sabe como. Muitas vezes nos angustiamos, nos sentimos inúteis. Mas, por menor que seja a semente, a disposição em semear, nunca deixe de depositar a semente na terra, na vida das pessoas. Quando puder realize com carinho, disposição e amor, Deus tornará sua semeadura um grande jardim, uma exuberante plantação. O Reino de Deus cresce mesmo que a gente não plante, não reze, não trabalhe. Mas isso é triste.
Imaginemos a grama lá fora neste exato momento, ela cresce. Nós não conseguimos ouvir nada, qual a nossa
colaboração para ela crescer? É importante adubar a semente com nossa oração e nosso amor, com os
nutrientes da consciência e da liberdade? O nosso trabalho é significativo para ajudar Deus? Ele precisa que
semeamos? Sim, Deus e nós participamos da vida das pessoas: nas alegrias, nas conquistas, nos trabalhos, na
família, nos estudos, na paixão, no amor, também nas angústias, nas doenças, nas dores, e nos sofrimentos.
Deus é amigo da gente e participa. Deus sofre com seus amigos e amigas. Deus ama muito, porque Ele é o
amor. Deus faz crescer seu amor em nós quando cuidamos da vida. Mesmo quando nos sentimos sem forças
para superar, semear. Ele está ali, manifestando-se na grama que cresce, na chuva que irriga, no sol que dá
energia, no sorriso e pureza da criança, no esforço de uma leitura, na palavra gentil e no ouvido atento. Deus é bom, amar a Deus e os outros é dar a vida, cuidar e semear a semente. Maravilhoso é saber que na discrição e simplicidade da vida o Reino de Deus acontece na vida de muitas pessoas. Também na minha e na sua.
Importante é: que pela oração, nós nos colocamos na presença de Deus com nossa consciência e liberdade,
pois Ele próprio nos deixa a vontade, “dormindo ou acordado”, o Reino cresce. Na oração nos aproximamos do mistério do amor de Deus, compreendemos que podemos cuidar para que o Reino cresça como uma planta com muitas espigas e grãos. Percebemos que lá fora o Reino cresce independente de nós, mas sob a proteção e graça de Deus. Ele nos deixa mais livres para colaborarmos. Entendemos que nossa humanidade é falível como a do rei Davi, mas com a misericórdia de Deus, paciência e simplicidade, continuemos semeando e esperando o amadurecimento. A colheita será graça de Deus e participação de “alguém”: eu, você, nós. A colheita será resultado da arte de cuidar da vida com amor, consciência e liberdade. Pois quem cuida da vida, da semente (sêmen), cuida de si próprio, da vida dos outros e do planeta. Isso é Reino de Deus: vida em abundância para todos (Jo 10,10). Escolhe, pois, a vida! (Dt 30, 19).

Pe. Jairson Hellmann, sc

Nenhum comentário:

Postar um comentário