Quem tem o poder na sua relação?
Você não ouve muito falar sobre esse assunto mas ele está presente todo o tempo em toda e qualquer relação. Temos visto o desequilíbrio de poder em muitos casais que aconselhamos, e como pode ser destrutivo.
Casais felizes tendem a praticar o equilíbrio de poder na relação. Vivem em um espírito democrático, onde ambos atuam equilibradamente nas decisões e assuntos importantes para o casal.
Já onde há desequilíbrio, tende a haver infelicidade. O que mantém o poder se sente no direito de fazer coisas que ferem o parceiro, que por sua vez, sem poder, sente-se frustrado e anulado. Enfim, as consequências são muitas e podem variar desde um casamento sem alegria até ao abuso físico, verbal e emocional, e também a uma vida sexual insatisfatória.
Mas como saber quem está com mais poder na sua relação? Responda a estas perguntas com sinceridade. Normalmente, na maioria das vezes:
- Quem costuma ceder no relacionamento?
- Quem tem mais medo de perder o outro?
- Quem se importa mais com a relação?
- Quem continua punindo o outro indefinidamente por um erro passado?
- Quem decide como vocês vão passar o dia?
- Quem costuma sair impune dos erros mais graves?
- Quem se sente superior—mais capaz, inteligente, mais independente (inc. economicamente)?
- Quem toma as decisões que envolvem dinheiro?
- Quem tem mais autoestima / autoconfiança?
- Quando vocês estão no carro, quem decide que tipo de programa/música vão ouvir no rádio?
- Quem costuma criticar o outro?
A pessoa identificada nas respostas de 1 a 3, tende a estar com menos poder na relação. A pessoa nas respostas de 4 a 10 tende a estar com mais poder. Já a resposta 11 é um pouco mais complicada, já que tanto um quanto o outro pode estar fazendo isso. A diferença é que o que tem o poder na relação critica porque pode; o que está sem poder critica porque quer chamar um pouco de atenção para si, ou no intuito de melhorar a relação.
Numa relação onde há o desequilíbrio de poder, os dois se sentem mais como adversários do que parceiros. Se nada for feito, a infelicidade é o que vai prevalecer enquanto durar a relação, e provavelmente o casal não permanecerá junto.
Como equilibrar o poder na relação é assunto para outro post… Os leitores do livro Casamento Blindado já têm uma vantagem inicial no assunto. E vamos abordar isso com mais profundidade também em nosso próximo curso.